sábado, 2 de agosto de 2008

Ghandhi 1913 - ativista da não-violência


Em novembro de 1913 Gandhi conduziu uma marcha com mais de duas mil pessoas. Gandhi foi preso e solto após pagar fiança. Logo após o prenderam novamente e o libertaram, e novamente foi preso depois de quatro dias de liberdade. Foi então condenado ao trabalho forçado durante três meses, mas as greves continuaram, envolvendo aproximadamente 50.000 operários e milhares de índianos foram escravizados na prisão.

Alguns missionários Cristãos doaram todo seu dinheiro para o movimento. Foram libertados Gandhi e outros líderes, e foi anunciada outra marcha. Porém, Gandhi recusou tirar proveito através de uma greve em uma estrada de ferro dos "brancos" (já que certa vez Mohandas Gandhi havia sido expulso de um compartimento de primeira classe de um trem, ao se recusar a "ceder" o seu lugar à um branco e se mover para a terceira classe), sendo que Gandhi cancelou a marcha, apesar de estar "quebrando" o penhor de Sujeira (1908). "Perdão é o ornamento do valente", Gandhi explicou.

Finalmente através de negociação os assuntos estavam resolvidos. Todos os matrimônios independente da religião eram válidos; os impostos em atraso foram cancelados e inclusive os operários contratados; e foi concedida mais liberdade aos indianos.

Gandhi constatou o poder do método de Satyagraha e profetizou como poderia transformar a civilização moderna. "É uma força que, se ficasse universal, revolucionaria ideais sociais e anularia despotismos e o militarismo."

Satyagraha, a força da verdade

O primeiro uso de desobediência civil em massa ocorreu em setembro de 1906. O Governo de Transvaal quis registrar a população hindu inteira. Os hindus formaram uma massa que se encontrou no Teatro Imperial de Joanesburgo; eles estavam furiosos com a ordem humilhante, e alguns ameaçaram exercer uma resposta violenta a ordem injusta.

Porém, eles decidiram em grupo a se recusarem a obedecer as providências de inscrição; havia unanimidade completa, apenas alguns se registraram. Ainda, Gandhi sugeriu aos indianos que levassem um penhor em nome de Deus; embora eles fossem hindus e muçulmanos, todos acreditavam em um e no mesmo Deus. Gandhi decidiu chamar esta técnica de recusar submeter a injustiça de Satyagraha que quer dizer literalmente: "força da verdade" . Uma semana depois de desobediência, as mulheres Asiáticas foram dispensadas do registro. Quando o governo de Transvaal finalmente pôs em pratica o "Ato de Inscrição Asiático" em 1907, Gandhi e vários outros hindus foram presos.

A pena dele foi de só dois meses sem trabalho duro, dedicando-se durante esse período à leitura. Durante a vida, Gandhi passaria um total de mais de seis anos como prisioneiro. Enquanto lendo em prisão Gandhi descobriu a "Desobediência Civil" de Thoreau e os trabalhos de Tolstoy. Logo ele começou a perceber cada vez mais as possibilidades infinitas do "amor universal".

A simplicidade foi a Herança que recebi de Deus


O princípio do satyagraha, freqüentemente traduzido como "o caminho da verdade" ou "a busca da verdade", também inspirou gerações de ativistas democráticos e anti-racistas, incluindo Martin Luther King e Nelson Mandela. Frequentemente Gandhi afirmava a simplicidade de seus valores, derivados da crença tradicional hindu: verdade (satya) e não-violência (ahimsa).

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Mestre De Luna


A União da Doutrina Budista e o Supremo Deus que move todo o Universo, toda segunda-feira às 18:00 horas na Nitiren Nictheróy em São Domingos - Niterói - RJ - Tel: 21 2622-6745 // 21 8254-0082, com o Mestre De Luna

Estudos - A Vida de Nitiren Daishonin


Todo domigo à partir das 10:00 horas, temos estudos da vida de Nitiren Daishonin, na Sociedade Nitiren Nictheróy, em São Domingos - Niterói - RJ -
Tel: 21 2622-6745 // 21 8254-0082, com o mestre De Luna

Causa e Efeito


Toda quarta-feira, estudo da Lei de Causa e Efeito na Nitiren Nictherói, em São Domigos - Niterói
Tel: 21 2622-6745 // 21 8254-0082
Mestre De Luna

Meu Pai e Meu Mestre


Budismo Nitiren Daishonin
Nitiren Daishonin, nosso eterno Mestre, após enfrentar várias perseguições por refutar a heresia de outros ensinamentos, estabeleceu seus ensinos com a única finalidade de que todos os seres humanos alcançassem a felicidade. De acordo com esse budismo, tudo o que passamos em nossa vida, são efeitos de nossas atitudes, causas que cometemos desde outras existências, já que acreditamos na eternidade da vida. O maior objetivo do advento de Nitiren Daishonin, é a concretização da Paz Mundial (Kossen-rufu). Nesse Budismo não existe mandamentos, apenas é necessário que saibamos respeitar uns aos outros e que nos conscientizemos de que tudo depende unicamente de nossa determinação, de nós mesmos.